O planejamento eficaz do escopo e suas consequências (Parte 2 de 2)

Tá legal, já vimos como é um escopo, sua principal função e também algumas dicas para seu planejamento funcionar de forma mais eficaz, beneficiando o andamento do projeto. Agora vamos conhecer uma ferramenta que vai nos ajudar a construir uma EAP de forma prática e rápida para que possamos aplicar no nosso dia a dia!

Se você não leu a 1º parte deste post, aconselho a leitura antes de prosseguir! Clique aqui

capaA bola da vez é o WBS Schedule Pro, da Critical Tools. O objetivo aqui não é realizar um review do software, por mais que eu acabe fazendo, mas sim mostrar alguns de seus recursos para que possamos clarear um pouco o assunto (escopo), enxergando o que podemos fazer na prática. Em breve farei um vídeo mostrando as suas principais funções, mas por hora vamos conhecê-lo.

Você pode utilizar o WBS Schedule Pro para construir sua EAP e sincronizar com o Microsoft Project, porém, caso seja um usuário mais básico, é possível até gerenciar um projeto dentro dele. Vamos conferir o que ele oferece:

Clique nas imagens para ampliar.

captura-de-tela-2016-09-12-as-10-47-25
Exibição de tarefas com tipos de restrições
captura-de-tela-2016-09-12-as-10-48-04
Tabela para cadastrar recursos
captura-de-tela-2016-09-12-as-10-48-20
Opção de ajustar o calendário
captura-de-tela-2016-09-12-as-11-00-23
Opção de salvar linha de base

Caso esteja habituado com o Microsoft Project, as imagens acima deixam mais do que evidente o que pode ser feito. Se não conhece a ferramenta da Microsoft, talvez você possa comparar com uma planilha de Excel. É fácil cadastrar suas tarefas, definir uma hierarquia e, caso queira, você já pode inserir alguns nomes de recursos que irão atuar em cada uma delas junto a uma previsão de duração e trabalho. Seu escopo ficará organizado e poderá ser exibido de diversas formas, facilitando suas apresentações e reuniões de projetos.

Ele também possui exibições (básicas) de Gráfico de Gantt e Diagrama de Rede, para que você possa ver as interdependências de suas tarefas. Não é como no Project mas quebra o galho!

captura-de-tela-2016-09-12-as-11-03-29
Gráfico de Gantt no WBS Schedule Pro
captura-de-tela-2016-09-12-as-11-03-50
Diagrama de Rede no WBS Schedule Pro

Bom, você viu que é possível desenhar seu escopo de várias formas, até mesmo adiantando parte do trabalho. Organizar suas atividades de forma hierárquica é bem fácil no WBS Schedule Pro, mas existem dois detalhes principais que me fizeram falar dele aqui: as visualizações de EAP e a sincronização com o Microsoft Project.

Captura de Tela 2016-09-12 às 11.04.35.png

São 10 visualizações por padrão, você pode editá-las mas, sinceramente, nem precisa. As caixinhas podem mostrar informações como o nome da atividade, duração, data de início e término, percentual concluído, custo, código da EAP e etc.

Com certeza seu escopo será muito mais apresentável e, principalmente, compreendido por quem quer que seja!

Depois de tudo aprovado, basta um clique no mouse para você levar sua EAP para o Microsoft Project.

captura-de-tela-2016-09-12-as-11-06-41

captura-de-tela-2016-09-12-as-11-20-12

Com a sincronia configurada, além de enviar sua EAP para o Project, as alterações que você fizer no software da Microsoft serão atualizadas no WBS Schedule Pro, deixando sua EAP sempre na forma mais atual.

Espero que esta série tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre um escopo de projeto e, principalmente, perceber que contruí-lo pode ser mais simples do que parece.

Um grande abraço e bons projetos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s